A Resolução Nº 15/96 do Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) cria o Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PPGRN), a partir de projeto de implantação de um Programa Institucional de Doutorado Temático (PIDT) em Recursos Naturais, com as áreas de concentração: recursos hídricos, recursos energéticos e recursos minerais.
A avaliação da CAPES, referente ao triênio 1998-2000, manteve o conceito 3 dado à sua criação em 1997, por não considerar que o doutorado atendia as exigências da multidisciplinaridade.
Na avaliação do triênio 2001-2003, a comissão de cursos multidisciplinares da CAPES, recomendou que o curso fosse avaliado pela área de Engenharia I, por não considerar que o curso se caracterizava como multidisciplinar.
A partir dos problemas apontados pela comissão multidisciplinar foi criada uma comissão interna para avaliar o posicionamento da Comissão multidisciplinar da CAPES e a partir daí, propor soluções para corrigir os problemas identificados. Após a visita de uma comissão do então Comitê Multidisciplinar, foram redefinidas a composição do colegiado do curso, com a inclusão de um docente da área das ciências sociais aplicadas e a elaboração de um novo regulamento para o curso, o qual incluiria a proposição de um mestrado e a respectiva transformação de um curso de doutorado em um Programa de Pós-graduação. A partir disso, o doutorado passou por um amplo processo de mudança, especialmente quanto a redefinição das suas áreas de concentração e linhas de pesquisa e a composição do seu quadro docente, com o objetivo de corrigir os problemas relacionados à ausência do caráter interdisciplinar dos estudos e projetos desenvolvidos no âmbito do curso. Neste sentido, foram redefinidos as áreas de concentração, eliminando as sub-áreas e substituição de linhas de pesquisa.
A vinculação do programa ficou estabelecida no Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN, com participação do Centro de Humanas - CH e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS, Centro de Saúde e Tecnologia Rural – CSTR, todos da UFCG.
Em função das mudanças implementadas no triênio, a comissão multidisciplinar da CAPES entendeu que houve modificações na estrutura do programa, visando atender aos preceitos da multidisciplinaridade exigidos pelo Comitê, o que levou o doutorado a receber o conceito 5 para o triênio 2004-2006, tendo grande contribuição para a elevação deste conceito, a efetivação da proposta de transformação do Doutorado em Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, com a inclusão do nível de Mestrado.Primeira turma de Mestrado
Primeiras defesas de Dissertação, com ingresso de alguns destes mestrandos no Doutorado, selecionados em processo seletivo.
Alteração do nome do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais para Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais, assim como reformulação de seu regulamento.
Redes Sociais